Um sorriso retinho e alinhado é o grande sonho de muita gente, certo? Por esse motivo, é cada vez mais comum que as pessoas procurem o dentista para tratamentos como o uso do aparelho ortodôntico.
O modelo convencional é formado por bráquetes (aquela parte do aparelho que fica colada na frente do dente), fios, tubos, bandas e as borrachinhas – chamadas de ligaduras elásticas. Convenhamos, essa combinação nunca foi um primor estético, tendo em vista que muitos já foram motivo de brincadeira por conta do “sorriso metálico”.
Anos atrás, por outro lado, as borrachinhas coloridas eram febre entre o público jovem, e chegaram a ditar moda. Mesmo assim, o público mais maduro não se convencia, e optava pelas cores mais discretas.
Esse problema deixou de ser discutido quando os aparelhos ortodônticos transparentes foram introduzidos no mercado. A popularização foi tão grande, que atualmente são vendidos em diversos modelos, variando conforme a necessidade do paciente.
Quais são os diferenciais do aparelho transparente?
A grande questão diz respeito à discrição. Quanto menos perceptível o tratamento puder ser, maior será o número de adeptos. Dependendo do modelo, ele atua da mesma forma dos itens convencionais, mas é fabricado com materiais translúcidos, como policarbonato e porcelana poli ou monocristalina.
Pacientes adultos que antes não tinham um tratamento discreto, agora podem seguir o cotidiano praticamente sem alterações. A moda das cores ainda pode ser tendência, mas aqueles que preferem a discrição podem ficar felizes.
Tipos de aparelhos ortodônticos
Após o diagnóstico do dentista, é necessário indicar determinado aparelho para o tratamento do paciente. Dentre as opções, estão itens que seguem a linha da discrição, e ainda podem ser fabricados com materiais translúcidos, mantendo também a variedade.
- Aparelho estético: funciona da mesma forma que o aparelho fixo metálico, promovendo a movimentação dos dentes para a posição correta de forma gradual. A principal diferença é que todo esse processo será invisível, já que os novos modelos permitem que o aparelho seja transparente;
- Aparelho autoligado: também funciona como o dispositivo tradicional. Mas nesse modelo, os bráquetes não precisam das borrachinhas, prendendo o fio com um tipo de tampa. Apesar de um detalhe a menos, esse aparelho ainda precisa do fio metálico.
- Aparelho lingual: não se engane pelo nome! Esse aparelho é fixado nos dentes, mas virado para a parte de dentro da boca. Esse modelo é um dos “mais invisíveis”, porque até mesmo o fio de metal está escondido. O modelo é muito popular entre atletas de alto nível, especialmente em esportes de contato.
- Aparelho transparente: é um item de alta tecnologia, moldado 100% para o paciente. Ele é feito em placas removíveis de acetado, que são colocadas sobre os dentes. Moldado em software 3D e totalmente invisível.
Quais os principais cuidados com aparelhos transparentes?
– Higienização: com ou sem aparelho, a higiene bucal é à base da saúde desse órgão. Isso inclui a escova de dentes, creme dental e fio dental. Quem usa aparelho deve ter cuidado redobrado para retirar todas as sujeiras e impedir o surgimento de cárie, tártaro e gengivite, por exemplo. Faça a higienização da boca primeiro, e depois limpe o aparelho.
– Alimentação: Um grande benefício do aparelho transparente, é que ele também é removível, sendo assim, podendo tirar durante as refeições. Isso porque os alimentos podem danificar a peça a qualquer momento na mastigação, por melhor que seja a qualidade do material.
– Manutenção: os aparelhos podem até durar por muito tempo, mas precisam ser verificados de tempos em tempos. Além de manter os cuidados no dia a dia, é importante se programar para a manutenção do dispositivo, e até mesmo uma atualização do tratamento. O contato com o dentista é fundamental!