Nos dias atuais, quem não quer ter um sorriso harmônico para sair bem na foto? Muitas pessoas estão insatisfeitas com a coloração dos dentes e pensam em tomar alguma medida para clareá-los. E dentro dessa perspectiva, o clareamento a laser surge como uma das grandes forças do mercado. Vamos entender como funciona essa técnica e identificar os pontos que o diferenciam do método convencional.
Qual diferença entre clareamento a laser e convencional?
Existe variação na forma de clareamento, que pode ser tanto do tipo caseiro quanto clínico. Tais métodos são recomendados para pessoas que têm dentes mais escuros, seja por trauma, pelo aspecto fisiológico ou por uso medicamentoso.
No procedimento caseiro, o paciente usa um molde confeccionado com base no tamanho da sua arcada. O material feito de silicone recebe um gel clareador (normalmente, peróxido de hidrogênio) que deve ser usado durante o período indicado pelo dentista. O cuidado é importante devido aos perigos dessa substância, como vamos ver mais adiante no texto.
O clareamento dental a laser é feito exclusivamente em um consultório odontológico e é o método de clareamento mais caro. O agente clareador é aplicado em cada dente e o calor gerado por um laser aumenta sua eficácia e, ao mesmo tempo, acelera o processo. Esse procedimento usa um gel clareador potente, ativado e intensificado pelo laser, proporcionando resultados rápidos e significativos. Vale lembrar que há casos em que são necessárias mais uma sessão.
Por que optar por fazer o clareamento dental a laser?
– Maior rapidez
Não é por menos que começamos a lista por este motivo: o clareamento a laser é bastante rápido em comparação ao convencional. O feixe de luz age diretamente sobre o peróxido de hidrogênio e já apresenta resultado na primeira sessão.
Para se ter ideia, enquanto o método de consultório demora cerca de 1 hora e é finalizado após 3 aplicações, a técnica caseira se estende de 2 a 3 semanas, podendo aumentar os danos ao paciente sem orientação profissional constante.
– Segurança
Fazer todo o procedimento com o dentista é menos arriscado. O especialista tem domínio sobre ambas as técnicas, mas no caso da convencional, você terá que aplicar o gel em casa. O clareamento a laser reduz os riscos e coloca a estética da sua boca nas mãos de alguém experiente e confiável.
– Casos de sensibilidade
Como descobrimos, o clareamento dental é feito com base na aplicação de uma substância química, o peróxido de hidrogênio. Mas a fórmula não apenas melhora a coloração dos dentes, como também deixa a região sensível a alimentos e até o clima.
Nesse sentido, o método a laser está na frente em comparação ao caseiro (no qual a exposição ao gel clareador acaba sendo mais forte), uma vez que a luz terapêutica reduz a sensibilidade dental e diminui o risco de inflamação nas arcadas.
– Mais comodidade
Por fim, uma grande diferença entre a técnica que usa laser para clarear os dentes é que ela traz comodidade ao paciente. Sabe por que você pode contar com isso? O processo que usa a luz para reagir à fórmula química dispensa a moldeira de silicone, que caracteriza a aplicação convencional.
Que precauções e cuidados ter com o tratamento?
Seja qual for o procedimento, você deve ter cuidado antes e após a finalização do tratamento. Para concluí-lo corretamente, faça escovação diariamente, reduza a quantidade de cigarros (se for fumante), evite bebidas a base de cola, uva ou cafeína e não esqueça de visitar regularmente o seu dentista.