Alpen

DentísticaPorcelana ou Resina: qual escolher para o implante dentário?

Porcelana ou Resina: qual escolher para o implante dentário?

Quem precisa substituir dentes perdidos pode escolher entre o implante dentário de porcelana ou resina. Ambos os materiais são utilizados para confeccionar as próteses, sejam elas unitárias ou completas, para realizar a habilitação oral do paciente.

Porém, por se tratarem de materiais diferentes, cada um deles apresenta suas próprias características. Sendo assim, eles podem ser mais ou menos indicados para cada caso e o paciente pode escolher junto do implantodontista qual é a melhor opção para o seu tratamento.

 

Quais são as principais diferenças entre os implantes de porcelana e resina?

O tratamento com implantes dentários é feito por meio de uma cirurgia na qual um pino é instalado no osso alveolar, que abriga a raiz dos dentes naturais. Esse procedimento é realizado da mesma forma para todos os pacientes, com pequenas variações da técnica.

Sobre o implante, é colocada uma prótese que vai substituir o dente que foi perdido. Assim o pino atua como uma raiz e a prótese é o que terá o aspecto do dente natural. Ela é feita sob medida para cada pessoa.

O que diferencia o implante dentário de porcelana ou resina é apenas o material com o qual fabricamos essa prótese. No caso da porcelana, é um tipo de cerâmica, um material vítreo que tem uma tonalidade muito próxima a do esmalte dentário.

A resina, por sua vez, é um tipo de plástico, porém, mais reforçado e que também tem diferentes tonalidades para ser compatível com os dentes naturais. Ela tem uma pequena desvantagem em relação à porcelana pelo fato de que pode sofrer alteração de tonalidade ao longo do tempo.

Entretanto, seu custo é mais acessível do que o da prótese de porcelana, mas, ao mesmo tempo, pode ter uma durabilidade menor e sofrer desgastes. A porcelana se mantém com o mesmo polimento ao longo dos anos, mas tem a desvantagem de uma dificuldade maior para ser restaurada em caso de quebra, por exemplo.

 

Como cada um deles funciona?

Não existe uma diferença em como é feito implante dentário de porcelana e de resina, e o funcionamento deles também é o mesmo. Com os dois materiais, podemos confeccionar próteses para substituir apenas um dente, diversos dentes ou para fazer uma prótese completa, substituindo todos os elementos dentários da arcada.

Lembrando que o implante dentário em si é, na verdade, o pino que fixamos no osso alveolar. A resina e a porcelana são os materiais utilizados para confeccionar a prótese que será encaixada sobre esse implante.

O procedimento de confecção também se dá da mesma forma. O paciente precisará realizar todo o processo de tratamento com implante, fará os exames pré-operatórios, moldes da sua boca, o planejamento de como ficará o seu novo sorriso e as demais etapas.

Em seguida, esse projeto, juntamente dos moldes, é enviado para um laboratório de próteses. Lá será confeccionado o dente artificial, que ficará sobre o implante. Assim que acontece a osseointegração do pino e as próteses estão prontas, é agendada uma consulta para instalação definitiva delas, o que é feito pelo implantodontista.

O material dessas próteses vai influenciar aspectos como: quanto tempo dura um implante dentário, a tonalidade do sorriso ao longo do tempo, a necessidade de fazer polimentos para recuperar o brilho, entre outros.

Quanto à funcionalidade, podemos optar pelo implante dentário de porcelana ou resina e alcançar os mesmos benefícios. Ambos têm um excelente acabamento estético, uma boa resistência, se mantêm totalmente firmes na boca e dão mais liberdade para mastigar, falar e sorrir.

Tudo isso quando comparados com as próteses móveis (dentaduras), que são o que substitui um implante dentário quando o paciente não pode ou não quer realizar esse tratamento. Porém, elas têm a desvantagem de uma maior instabilidade, pois ficam apenas encaixadas na boca.

 

Em que situações o implante de porcelana é mais indicado?

Para escolher entre implante dentário de porcelana ou resina é válido considerar alguns fatores que ajudam a identificar qual desses materiais trará mais vantagens para o paciente. Quando se trata da porcelana, ela é uma boa alternativa para os dentes perdidos na região estética do sorriso.

Isso porque sua tonalidade se mantém inalterada ao longo do tempo. Sendo assim, a prótese não apresentará diferenças em relação aos dentes naturais. E existe a possibilidade, ainda, de optar pela porcelana de alta resistência livre de metal, que garante uma durabilidade maior.

 

E quanto aos implantes de resina?

No caso da resina, ela tem uma boa estética inicial, mas pode sofrer abrasão devido à escovação dentária e ao contato com os alimentos. Isso leva a desgastes e alteração de tonalidade, como você já viu.

Entretanto, esse é um material que apresenta um custo mais acessível, por isso, é uma boa alternativa quando existe a necessidade de fazer reabilitações totais, com uso, por exemplo, da prótese do tipo protocolo.

Também pode ser utilizada a resina para confeccionar as próteses temporárias ou provisórias. Elas costumam ser usadas para manter a estética da arcada quando o paciente está aguardando a osseointegração. Por ter um valor menor, é mais interessante para confeccionar esse dente artificial que será dispensado quando a prótese definitiva for instalada.

Não podemos dizer que um material é melhor que o outro porque cada qual apresenta suas características e aplicações. Assim, tem uma eficácia menor ou maior dependendo da necessidade do paciente, então, cada caso deve ser estudado em sua individualidade.

 

Para saber se é melhor utilizar o implante dentário de porcelana ou resina, o ideal é conversar com o especialista. Ele vai considerar todas as necessidades do paciente, o dente que foi perdido, o estilo de vida da pessoa, entre outros fatores que podem influenciar o resultado do tratamento. Tudo isso para garantir uma melhor durabilidade, estética e funcionalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

d

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share