Alpen

DentísticaAs principais diferenças entre implante e prótese dentária

As principais diferenças entre implante e prótese dentária

Quando você se depara com a indicação de realizar a extração de um dente, uma das dúvidas que surgem imediatamente diz respeito à escolha entre prótese e implante. Afinal, quais são as características de cada uma delas e suas diferenças?

Quando o assunto é a saúde bucal, tanto a prótese dentária quanto o implante têm como objetivo substituir a falta de um dente, mas eles se diferenciam entre si em diversos aspectos.

 

Qual é a diferença entre prótese e implante?

A diferença entre prótese e implante está no fato de que o primeiro substitui a parte visível do dente — a coroa, no caso. Já o implante traz, inclusive, uma nova raiz.

No geral, prótese e implante cumprem os mesmos objetivos: substituir um ou mais dentes perdidos, seja qual for o motivo que levou à extração do dente. Não se trata apenas de estética, mas de ganhos para a saúde bucal, qualidade da mastigação e até da fala.

Alguns procedimentos podem associar o uso da prótese e implante, como no caso do chamado overdenture — técnica que coloca a prótese removível sobre uma base implantada.

O dentista é o profissional mais indicado para avaliar a opção recomendada a cada tratamento, já que todos os procedimentos relacionados à fixação de próteses e implantes dentários têm suas particularidades.

 

O que é a prótese dentária?

A prótese dentária é uma estrutura artificial utilizada para substituir dentes que estão em falta na boca. Há dois tipos de próteses: as próteses fixas e as próteses móveis. A situação de cada paciente (relacionada à saúde bucal, quantidade de dentes e o posicionamento deles) influencia na técnica aplicada e no tratamento.

Dito isso, as próteses fixas costumam ser usadas em pessoas que perderam um ou mais dentes, mas ainda apresentam alguns dentes naturais na boca. Já as próteses móveis são as populares dentaduras, cujo objetivo é a substituição da arcada completa.

Quais são as principais características das próteses fixas e móveis?

Existem diferenças significativas entre os modelos de próteses fixas e móveis. Confira a seguir como cada uma delas funciona.

Próteses móveis

A característica marcante da prótese móvel é o fato de ser removível. Isso facilita sua higienização, já que ela ocorre fora da boca. Entretanto, embora o seu custo seja menor, aqueles que optam por esse modelo podem sentir certa insegurança ao falar, sorrir e comer.

Próteses fixas

Por ser fixo, esse modelo deixa o paciente um pouco mais seguro. Ainda que o valor do tratamento seja maior que no caso da prótese móvel, ele é mais barato que o implante. Contudo, o encaixe pode exigir que o profissional desgaste algum dente saudável para acomodar melhor a prótese.

Vantagens

As vantagens da prótese móvel é que, entre as alternativas de tratamento de substituição dentária, ela apresenta um excelente custo-benefício, podendo ser utilizada em diferentes situações e pacientes e também permitindo que o paciente retire da boca sempre que sentir necessidade, inclusive para realizar a higienização.

 

Como funciona o implante?

Os implantes dentários substituem um ou mais dentes perdidos, desde a raiz. Para que isso seja possível, é realizado um procedimento cirúrgico em que um pino de material resistente e biocompatível — geralmente em titânio — é fixado no osso. Esse pino substitui a raiz e uma coroa assume o lugar do dente.

Após a restauração do dente por meio do implante, o paciente segue vida normal. Isso significa escovar os dentes, passar fio dental, falar, comer e mastigar, sem que seja notado qualquer tipo de diferença.

Os implantes também são muito duráveis. Com os cuidados certos e visitas regulares ao dentista, podem durar uma vida inteira.

E a aplicação?

O implante é fixado na mandíbula do paciente em várias etapas. Primeiro, é necessário fazer uma cirurgia para colocá-lo. É possível ter que esperar algumas semanas para que o osso absorva a primeira fase da colocação do pino.

Depois, é instalado um parafuso, que vai acomodar a prótese final. Geralmente, a coroa é moldada em porcelana ou resina.

Quais são os exames necessários para fazer o implante?

Para realizar um implante dentário, o diagnóstico costuma ser feito após a realização de três exames: o raio-X panorâmico, a tomografia computadorizada e os exames de saúde.

Vantagens

O implante traz muitas vantagens para o dia a dia do paciente. Por ser um dispositivo totalmente fixo, ele oferece maior firmeza na mastigação além da sua alta durabilidade. Os dentes são idênticos aos antigos, o que faz com que o conforto estético seja imenso. Após a finalização do procedimento, você até se esquece de que tem implante.

Vale reforçar que a escolha entre prótese e implante deve ser orientada por um profissional experiente e especialista para avaliar e realizar esse tipo de procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

d

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share