Você sabia que pessoas com diabetes podem apresentar diversos problemas ligados à saúde bucal? Isso acontece porque a doença pode prejudicar a circulação sanguínea na área da boca, e consequentemente, causar danos, sobretudo na gengiva.
Em primeiro lugar, vamos conhecer algumas dessas situações para dar exemplos à relação:
- Doença periodontal: A conexão entre doenças periodontais e diabetes é uma via de mão dupla. Por um lado, devido à baixa resistência e um processo mais longo de cura, a doença se apresenta mais frequente e mais grave entre as pessoas com diabetes. Pelo outro, o tratamento de doenças periodontais em pessoas com diabetes pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue.
- Infecções fúngicas: Como a diabetes compromete o sistema imunológico, o paciente fica propenso a desenvolver infecções fúngicas. Os sintomas incluem úlceras e dificuldades de ingestão.
- Problemas com infecções e cicatrizações: Ao realizar uma cirurgia oral em um paciente com diabetes, avalie a necessidade de prescrever antibióticos que minimizem o risco de infecção.
Tendo esses exemplos em mente, é muito importante que o profissional mantenha contato com os pacientes sobre como os bons hábitos de saúde e higiene podem não apenas garantir a saúde da boca, mas ainda ajudar no controle da diabetes.
Lembrando de alguns tópicos: higiene bucal completa, consumo moderado de bebida alcoólica, respeito à dieta, combate ao tabagismo e exercícios físicos. Como podemos ver, não se trata apenas da boca, mas os cuidados com a saúde bucal, além de garantirem aquele sorriso lindo, fazem grande diferença na relação com problemas tão delicados como a diabetes.
Em outros casos, quando o paciente ainda não sabe da doença, o odontologista também pode ajudar! O profissional deve cruzar os dados coletados na anamnese (entrevista) com os obtidos pela análise clínica, além de solicitar exames laboratoriais.