Você já percebeu algum dos seus dentes mais longo? Fique atento! Esse é um sinal da retração da gengiva. É quando a raiz dentária fica exposta, porque a camada protetora do dente revestido pela gengiva está cada vez menor.
Isso pode acontecer por várias razões: a gengiva pode ter sofrido alguma agressão durante uma escovação com força ou doenças bucais, como a gengivite e a periodontite.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanha este post e tire suas dúvidas sobre as causas da retração gengival, os sinais e como tratar.
O que causa retração da gengiva?
Não existe uma causa única para a retração da gengiva. Pelo contrário, existe uma variedade de causas que podem trazer essa situação. A seguir, vamos explicar quais são elas.
- Escovação traumática
Algumas pessoas acreditam que, para limpar os dentes, é preciso colocar bastante força na hora de realizar a escovação. No entanto, isso pode causar retração gengival.
As cerdas duras da escova junto com a força da mão podem gerar lesões na gengiva, que acaba se retraindo.
- Gengivite
Essa é uma inflamação na gengiva caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana. Esse problema pode começar de forma sutil, mas, com passar do tempo, as bactérias promovem agressões na gengiva, provocando a retração gengival.
- Periodontite
A periodontite é evolução do quadro da gengivite, quando a inflamação começa a atingir os ossos que sustentam o dente.
Nela, as bactérias consomem o osso de sustentação, o que deixa a gengiva retraída, tentando acompanhar o que sobrou do osso.
- Genética
As características de sua gengiva também são determinadas pela genética, assim como o resto do seu corpo. Portanto, se um ou ambos os pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição.
- Ranger de dentes ou bruxismo
Você costuma acordar com dor de cabeça? Seu cônjuge ou parceiro se queixa de você ranger os dentes? Este hábito pode ser a causa de muitos outros males dentais além da retração gengival, desta forma, informe seu dentista imediatamente se você desconfia que está rangendo seus dentes.
O bruxismo pode ser tratado de forma fácil e indolor com o uso de uma placa, dentre outras opções.
Quais são os principais sintomas da retração da gengiva?
Como vimos, a retração gengival pode demorar para aparecer de forma evidente na boca. Mas há sinais de que ela já está em progressão. O mau hálito, por exemplo, costuma ser o primeiro sintoma de gengivite ou periodontite.
Outro sinal é a sensibilidade dentária. Ela acontece porque a raiz do dente começa a ficar exposta e com isso, os líquidos quentes e alimentos ácidos provocam dor quando chegam a essa região.
Por fim, mais um sinal do problema é o surgimento de “bolsas” que acabam formando uma inflamação na região da gengiva.
Como é o tratamento para retração da gengiva?
Caso a retração da sua gengiva seja leve, isto é uma ótima notícia! Um diagnóstico precoce realizada por um dentista pode revelar que não será necessário nenhum tratamento complexo para corrigir. Seu dentista lhe ajudará a identificar a causa. Você pode ter que reavaliar seus hábitos de uso do fio dental, usar uma placa de mordida e mudar a escova sua dente conforme a orientação do profissional.
Se for necessária alguma intervenção, seu dentista trabalhará em conjunto com um periodontista, um especialista em gengiva, para decidir o melhor curso de ação. Aliada à uma mudança nos hábitos que causaram a recessão gengival, o seu dentista irá determinar se haveria algum benefício em uma limpeza mais profunda, chamada de raspagem e polimento radicular. Esta é frequentemente a solução quando a retração de gengiva é causada pela periodontite. Você também vai precisar uma nova escova dental e instruções em como cuidar de sua boca para se recuperar mais rápido.
Dependendo da causa da retração gengival, você pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico. Este procedimento será feito por seu periodontista e é chamado de enxerto de gengiva. O seu periodontista pode dizer mais sobre esse procedimento e o que esperar.
Cuidar da sua saúde bucal é muito importante. Sua boca é um grande indicador geral de bem-estar, e uma infecção oral pode afetar todo o seu corpo. Seja gentil com seus dentes e vá ao dentista se você tem qualquer desconforto persistente.