A sensibilidade no dente é uma condição causada pelo desgaste do esmalte dentário ou a retração da gengiva, expondo a dentina (parte mais macia e interna do dente) e reduzindo a proteção da raiz do dente.
As consequências são sensações de muito desconforto, principalmente ao ingerir alimentos e bebidas quentes, frias, doces e muito ácidas. Em alguns casos, até a respiração em ambiente frio pode gerar a dor.
Muitas vezes, você pode pensar que é o próprio alimento que dá essa sensação, porém, problemas de saúde bucais também são muito influentes, e demandam ainda mais cuidados para não evoluírem a condições piores. Isso vale para casos de desgaste ou retração da gengiva, já citados, e até mesmo a cárie. Também é importante citar outras possíveis causas, como o bruxismo, refluxo e má escovação.
O tratamento da sensibilidade dentária irá depender da causa, por isso, deve-se recorrer ao dentista para efetuar o diagnóstico e iniciar o tratamento do problema. Casos mais simples podem até regredir naturalmente, mas o acompanhamento médico sempre é fundamental para análise e combate do problema em longo prazo.
Algumas medidas indicadas por dentistas incluem: tratamentos a base de flúor; aplicação de dessensibilizantes; terapia com laser; e claro, a orientação sobre os melhores cuidados com os dentes, desde a alimentação até a higiene.